No passado dia 11 de junho, o projeto BioComp_3.0 marcou presença na Feira Nacional de Agricultura (FNA), onde foram apresentados os primeiros resultados do trabalho em curso. A sessão decorreu durante a manhã e integrou-se num programa mais vasto organizado pelo COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), que contou com a participação de vários projetos e entidades.
A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) esteve representada por duas investigadoras. A sessão destacou os avanços nas várias etapas do projeto, com especial foco na colheita e caracterização do jacinto-de-água e de outras matérias-primas, no processo de compostagem, na avaliação da qualidade dos dois compostos finais obtidos e nos ensaios de eficácia agronómica em curso.
Estes ensaios decorrem atualmente em parcelas agrícolas distribuídas por várias regiões do país e incidem sobre diferentes culturas:
- Bragança (alface ao ar livre),
- Barca d’Alva (amendoal),
- Coimbra (alface ao ar livre e em estufa),
- Fundão (maçã Bravo de Esmolfe),
- Elvas (pastagens melhoradas biodiversas e pastagens naturais).
A participação na FNA representou uma valiosa oportunidade para partilhar os progressos do projeto e reforçar o diálogo entre os parceiros e a comunidade técnica e científica presente.




