Avançar para o conteúdo

Ação de sensibilização/formação: “Identificação e gestão de plantas invasoras e o controlo do jacinto-de-água” em Ponte de Sôr

Realizou-se a 18 de Junho, a 4ª acção de sensibilização/formação: “Identificação e gestão de plantas invasoras e o controlo do jacinto-de-água (valorização segura da biomassa)” na câmara municipal de Ponte de Sôr.

A Hélia Marchante e a Ana Sofia M. Nunes da ESAC/IPC, dinamizaram esta acção e sensibilizaram os presentes para várias espécies exóticas invasoras incluindo o jacinto-de-água. Estas espécies são de grande preocupação, uma vez promovem impactes no equilíbrio dos ecossistemas, através da competição com as espécies nativas por exemplo, impactes nos serviços dos ecossistemas, afetando por exemplo o fornecimento de água e outros recursos e também impactes económicos.

Estiveram presentes 11 pessoas, das quais técnicos/colaboradores municipais, técnicos do ICNF e outros interessados onde houve um debate participado e no final foram levantadas várias questões sobre esta problemática. Realizou-se também uma visita de campo, onde foi possível ver pequenos núcleos de jacinto-de-água misturados com erva-pinheirinha.

Esta acção foi a quarta de dez acções previstas de sensibilização e formação sobre o controlo e a valorização responsável da biomassa do jacinto-de-água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *