Realizou-se a 25 de Junho, a 6ª acção de sensibilização/formação: “controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa” no edifício das águas do Norte em Barcelos.
A Ana Sofia M. Nunes da ESAC/IPC, dinamizou esta acção e sensibilizou os presentes para a preocupação que esta espécie exótica invasora gera, uma vez que apresenta uma rápida multiplicação, forma densos tapetes na superfície da água, prejudicando ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local e afeta negativamente as actividades económicas.
Estiveram presentes 12 pessoas, das quais técnicos/colaboradores municipais, técnicos do ICNF e outros interessados onde houve um debate participado e no final foram levantadas várias questões sobre esta problemática. Realizou-se também uma visita de campo nas Lagoas de Caíde onde foi possível ver pilhas secas desta espécie, nas quais se podia verificar novas plantas de jacinto-de-água.
Esta acção foi a sexta de dez acções previstas de sensibilização e formação sobre o controlo e a valorização responsável da biomassa do jacinto-de-água.