Avançar para o conteúdo

Notícias

Ação de sensibilização/formação: “Controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa” em Barcelos

Realizou-se a 25 de Junho, a 6ª acção de sensibilização/formação: “controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa” no edifício das águas do Norte em Barcelos. A Ana Sofia M. Nunes da ESAC/IPC, dinamizou esta acção e sensibilizou os presentes para a preocupação que esta espécie exótica invasora gera, uma vez que apresenta uma rápida multiplicação, forma densos tapetes na superfície da água, prejudicando ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local e afeta negativamente… 

Ação de sensibilização/formação: “Controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa” na Golegã (Equuspolis)

Realizou-se a 24 de Junho, a 5ª acção de sensibilização/formação: “controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa” no edifício Equuspolis de Golegã. A Ana Sofia M. Nunes da ESAC/IPC, dinamizou esta acção e sensibilizou os presentes para a preocupação que esta espécie exótica invasora gera, uma vez que apresenta uma rápida multiplicação, forma densos tapetes na superfície da água, prejudicando ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local e afeta negativamente as actividades económicas.… 

Ação de sensibilização/formação: “Identificação e gestão de plantas invasoras e o controlo do jacinto-de-água” em Ponte de Sôr

Realizou-se a 18 de Junho, a 4ª acção de sensibilização/formação: “Identificação e gestão de plantas invasoras e o controlo do jacinto-de-água (valorização segura da biomassa)” na câmara municipal de Ponte de Sôr. A Hélia Marchante e a Ana Sofia M. Nunes da ESAC/IPC, dinamizaram esta acção e sensibilizaram os presentes para várias espécies exóticas invasoras incluindo o jacinto-de-água. Estas espécies são de grande preocupação, uma vez promovem impactes no equilíbrio dos ecossistemas, através da competição… 

Ação de sensibilização/formação: “Controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa” – Golegã (Equuspolis)

No âmbito do aniversário da RNPB, no dia 24 de Junho de 2024 (Segunda-Feira), haverá uma ação de sensibilização e formação do Biocomp_3.0 na Golegã, nas instalações do Museu Municipal Martins Correia/Equuspolis (39.401222397259716, -8.478396619258154) A ação decorrerá das 10h00 às 11h00 e será conduzida pela formadora Ana Sofia M. Nunes do ESAC/IPC. O público alvo para esta formação serão técnicos e/ou colaboradores Municipais, de Juntas de Freguesia, do ICNF, de Associações, agricultores e outros interessados.… 

BioComp_3.0 na na Feira Nacional de Agricultura – Seminário “Inovação em Agricultura no âmbito do PRR”

O projecto BioComp_3.0, vai estar na Feira Nacional de Agricultura, a participar num seminário com o tema “Inovação em Agricultura no âmbito do PRR”, promovido pelo COTHN – Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional. Este seminário terá lugar na Sala Tejo da FNA, no dia 13 de junho, das 14.30 às 17.30. As inscrições podem ser feitas AQUI (entrada gratuita na feira para os participantes) Cartaz:

Ação de sensibilização/formação: “Controlo da planta invasora jacinto-de-água e valorização segura da biomassa” – Barcelos

No dia 25 de Junho de 2024 (Terça-Feira), haverá uma ação de sensibilização e formação do Biocomp_3.0 em Barcelos, a parte téorica terá lugar nas instalações das Águas do Norte (41.544484, -8.542427) e a parte prática nas Lagoas de Caíde (41.547708, -8.545963). A ação decorrerá das 14h00 às 15h30. O público alvo para esta formação serão técnicos e/ou colaboradores Municipais, de Juntas de Freguesia, do ICNF, de Associações, agricultores e outros interessados. As inscrições serão… 

Ação de sensibilização/formação: “Identificação e gestão de plantas invasoras e o controlo do jacinto-de-água” – Ponte de Sor

No dia 18 de Junho de 2024 (Terça-Feira), haverá uma ação de sensibilização e formação do Biocomp_3.0 que terá lugar na Câmara Municipal de Ponte de Sor, das 10h00 às 13h00. O público alvo para esta formação serão técnicos e/ou colaboradores Municipais, de Juntas de Freguesia, do ICNF, de Associações, agricultores e outros interessados. As inscrições serão feitas neste link. Para mais informações, envie e-mail para biocomp3.0@gmail.com Cartaz do evento:

Projeto BioComp_3.0 promove dia aberto, dedicado aos agricultores, sobre o “Controlo do jacinto-de-água e sua valorização segura – novas tecnologias de apoio”

No âmbito do Projeto BioComp_3.0 que visa o controlo do jacinto-de-água e a sua valorizaçãoatravés da produção de compostos orgânicos, foi realizado, no passado dia 28 de maio, emMontemor-o-Velho, um dia aberto com vista à sensibilização para a problemática da proliferaçãodesta espécie invasora nos recursos hídricos. Para além do objectivo da consciencialização dos presentes, a iniciativa contou com umademonstração da aplicação de novas tecnologias na monitorização da propagação/infestação dojacinto-de-água para a tomada de decisão no… 

Dia Aberto Dedicado aos Agricultores – Controlo do jacinto-de-água e sua valorização segura – novas tecnologias de apoio

No dia 28 de Maio de 2024, o projeto Biocomp 3.0 promoverá um dia aberto, dedicado aos agricultores na Estação de bombagem do Foja, em Montemor-o-Velho. O tema será “Controlo do jacinto-de-água e sua valorização segura – novas tecnologias de apoio” e terá como objetivos sensibilizar os agricultores para os constrangimentos locais e custos sociais apresentados pela planta invasora jacinto-de-água, promover a consciencialização sobre a importância da prevenção da propagação do jacinto-de-água e apresentar novas… 

Biocomp_3.0 no “Job Summit IPC& Science 2Business”

O Politécnico de Coimbra, por meio de sua unidade INOPOL, Academia de Empreendedorismo, realizou a 2ª a Edição do Job Summit IPC& Science 2Business que teve lugar no dia 23 de abril no Centro São Francisco, em Coimbra. O foco do evento foi a inovação e a troca de conhecimento entre a academia e a sociedade, apresentando mais de 40 projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D). Entre esses projetos, destacam-se o BioComp_2.0 e o BioComp_3.0,…