Realizou-se no dia 4 de Abril, um Focus Group do BioComp 3.0 no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
Adelaide Perdigão, da Colina Generosa iniciou o Focus Group com uma breve apresentação do Projecto identificando, entre outros assuntos, três problemas fundamentais relacionados com a baixa fertilidade dos solos, a gestão deficiente de resíduos orgânicos e com a falta de soluções economicamente viáveis e seguras para o controlo eficaz de plantas exóticas invasoras aquáticas, tal como o jacinto-de-água (Pontederia crassipes). Terminou a sua apresentação com as actividades previstas para o futuro.
Iniciou-se então uma ronda de várias perguntas aos presentes na sessão, tais como, que palavra associamos ao jacinto-de-água, qual o grau de importância que se pode atribuir aos resultados esperados pelo projecto e tendo em conta esses resultados quais os parâmetros que podem ser considerados mais importantes, quais os aspectos que se pode valorizar mais num composto e que características deverá ter um composto para poder ser facilmente utilizado pelos agricultores, entre outras.
Estiveram presentes técnicos e onde houve um debate participado e no final foram feitas várias conclusões sobre esta problemática: através de drones, realizar um mapeamento actual da área, criar um sistema de alerta para poder actuar na hora, existirem mais equipas de intervenção rápida e a criação de um Manual de boas práticas de remoção do jacinto-de-água.
A segunda parte desta sessão foi uma visita de campo aos canais de Montemor-o-Velho onde esta problemática é uma constante.